Empreendedorismo
As empresas têm como finalidade atender ao mercado com seus produtos ou serviços. Para que isso ocorra, as organizações se estabelecem formalmente e podem ter diversos tipos de empreendimentos, como: prestação de serviços; varejo; distribuidora; empresa industrial; e empresa mista (saiba mais sobre o assunto ao final da aula).
2) Diferencie os tipos de negócios.
- Empresa de prestação de serviços
São empresas que oferecem trabalhos especializados com profissionais que desenvolvem suas atividades dentro das áreas especificas. É um serviço prestado ao cliente, voltado à comercialização. Exemplos:
Corretagem de imóveis; desenvolvimento de software.
Treinamento e desenvolvimento profissional; contabilidade.
Aconselhamento jurídico.
Geralmente essas empresas têm uma estrutura mais simples, porque não têm estoques e os custos de venda podem ser embutidos no próprio custo dos serviços vendidos. Uma empresa de consultoria pode até ter os próprios sócios e profissionais como vendedores.
- Empresa de venda a varejo
É a empresa que vende mercadorias ou produtos acabados, diretamente ao cliente, e geralmente são vendas em pequenas quantidades e para o próprio consumo.
Esse tipo de empresa geralmente tem estoques e paga comissões de vendas, além de lidar com o público no dia a dia. Justamente por isso a qualidade do atendimento é fundamental.
Imagine um supermercado ou um açougue com empregados que têm a capacidade de escolher os produtos que atendem à clientela local, a habilidade de apresentá-los e de lidar com os fregueses. Esses fatores serão decisivos no sucesso do negócio.
- Empresa distribuidora
É uma empresa que normalmente compra diretamente do produtor ou fabricante e vende seus produtos para o mercado varejista. Logo, é uma empresa comercial, que atua cobrindo uma área geográfica na qual é responsável por vender determinado produto ou o conjunto deles.
Uma distribuidora pode atuar de forma direta quando