empreendedorismo
Professor: Cesar Augusto dos Santos Matos
Disciplina: Empreendedorismo
Turma: SERIGRAFIA
01-DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO
HISTÓRICO:
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker, foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.
Em 1985 com Gifford Pinchot, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
Em 1987, Drucker fala da inovação e transformação de valores.
02- CONCEITO DE EMPREENDEDOR: Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, como muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais.
O dicionário Aurélio: ação de praticar, de pôr em execução.
Já o termo “empreendedorismo” é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, (riscos financeiros, psicológicos e sócias, respondendo as conseqüências sócias).
É um termo para identificar o indivíduo que dá inicio a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg (criador do Facebook, em 2004), ficaram famosos por criar e inovar.
“O Empreendedor é alguém que sonha e transforma o seu sonho em realidade” (Fernando Dolabela)
“Sente a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática ideias próprias, tornar seus sonhos realidade, através de atividades planejadas”.
(Degen)
“O Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza uma visão”. (Louis Jacques Filion)
03- A NATUREZA EMPREENDEDORA
1.1.
PERFIL E HABILIDADES DO EMPREENDEDOR:
Orientado para realizações e