Empreendedorismo
É um meio de estimular aqueles indivíduos que acham que algo pode ser feito de modo diferente e melhor e, com isso, manter os indivíduos na organização. Ele é formado por quatro elementos-chave: novo empreendimento, espírito de inovação, auto-renovação e pró-atividade.
Novo empreendimento
Refere-se à criação de um novo negócio dentro de uma organização já existente. Essa atividade empreendedora consiste na criação de algo novo de valor, redefinindo os atuais produtos ou serviços da empresa, desenvolvendo novos mercados ou gerando unidades ou até mesmo outras empresas.
Espírito de inovação
Refere-se à inovação de produtos ou serviços com ênfase no desenvolvimento e na inovação tecnológica. Inclui desenvolvimento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos e novos métodos e procedimentos de produção.
Auto-renovação
Reflete a transformação de organizações por meio da renovação das principais idéias sobre as quais foram construídas. Tem conotações de mudança estratégica e organizacional e inclui uma redefinição do conceito de empresa, reorganização e introdução de mudanças por todo o sistema para aumentar a inovação.
Pró-atividade
Inclui iniciativa e aceitação de riscos, bem como agressividade e ousadia competitivas que se expressam especialmente nas orientações e atividades da alta administração. Uma organização pró-ativa está inclinada a assumir riscos na condução de experimentos; também toma iniciativa e é arrojada e agressiva na busca de oportunidades. As organizações com um espírito proativo tentam liderar e não seguir os concorrentes nas principais áreas de negócio, como o lançamento de novos produtos ou serviços, as tecnologias de operação e as técnicas administrativas.
2. Qual o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social de um país?
Diante da globalização de mercado, muitos indivíduos têm decidido criar seus