Empreendedorismo
1. O que diferencia o empreendedor do intraempreendedor? Justifique e apresente 3 exemplos de cada um.
O empreendedor é um profissional dotado de uma visão revolucionária, capaz de causar um verdadeiro “furacão” na sua vida profissional, pois está sempre em busca de resultados. Em outras palavras, o empreendedor não descansa enquanto não alcança seu objetivo, que muitas vezes é julgado, aos olhos alheios, como impossível.
Empreendedor é considerado aquele que abre e gerencia seu negócio, enquanto o intraempreendedor como pessoas dentro das organizações que perseguem oportunidades independentes dos recursos que controlam.
A diferença entre esses profissionais é que, enquanto o que mantém o foco em abrir o próprio negócio arrisca seu capital, o intraempreendedor põe em jogo sua carreira e seu emprego, que são, respectivamente, o seu maior capital.
Exemplos de Intraempreendedorismo:
Um lixeiro que trabalha no interior de São Paulo reduziu pela metade o tempo diário de coleta na rua. Em algumas cidades o sistema de coleta de lixo funciona da seguinte maneira: Em cada quarteirão existe uma grande caixa de plástico. Para jogar o lixo, as pessoas vão até esta caixa e depositam seus sacos de lixo lá dentro. Os caminhões passam pelas ruas e param ao lado de cada uma destas caixas. O lixeiro só tem o trabalho de empurrar a caixa para conectar a um dispositivo na traseira do caminhão, quando então um dispositivo é acionado que levanta e vira a caixa para que a tampa se abra e todo o conteúdo seja derrubado dentro do caminhão. Depois de esvaziar a caixa o lixeiro a destrava e a recoloca no seu lugar na rua. Em seguida o caminhão se dirige à próxima caixa e todo o processo se reinicia. Pois este lixeiro teve a ideia de sair do depósito com uma caixa vazia já conectada ao dispositivo. Ao chegar no primeiro quarteirão, ele destrava a caixa vazia, coloca-a no lugar da caixa cheia e conecta a caixa cheia no dispositivo. Em