Empreendedorismo
O processo de recrutamento de pessoas começa quando surge a necessidade de preenchimento de uma vaga em determinada empresa. Na maior parte das vezes o setor responsável recebe a solicitação de pessoal com o perfil do candidato. E em muitas vezes o fato de não considerar todos os detalhes do candidato pode comprometer o processo de contratação.
Ao anunciar a vaga são consideradas três fatores de profissionais a serem exploradas: a interna, externa ou mista.
No recrutamento interno é feito uma espécie de “reciclagem” com o os próprios funcionários da empresa que possam vir a ocupar outros cargos. Ou por e-mail, jornais eletrônicos etc. A maior vantagem em usar este recurso e o baixo custo e a desvantagem e o fato de “tapar o sol com a peneira”, pois trocando um funcionário de cargo ainda sim ficara uma vaga em aberto. o Recrutamento externo é divulgar os anúncios de jornais, contratação de agencias de emprego, consultorias de RH e etc. Sua maior vantagem é a diversificação de perfis que e encontrado para preencher a vaga já a desvantagem é que grande maioria os candidatos não estão aptos para ocupar o cargo.
E o recrutamento misto e a união das outras formas de selecionar os candidatos e que mesclado entre recrutamento interno e externo.
Sabemos que o alinhamento dos recursos humanos junto com estratégia da empresa é muito importante, e que o planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem dela.
Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa ou organização, e é através do Recrutamento e Seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. O conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações.
Para conquistar