Controle Distribuido
Felipe Perez Bagno Zauli
Gabriela Maria Teixeira Miranda
Hiolanda Pinto Coelho de Pinho Tavares
02 de Outubro de 2013
__________________________________________________________________________________
Introdução
Um sistema distribuído é composto por vários elementos, como computadores, sensores, atuadores e malhas de controle, que realizam as funções de controle de forma fisicamente distribuídas no espaço.
De forma independente e simultânea, esses elementos fazem o monitoramento e controle de um determinado processo e trocam informações entre si via rede de comunicação.
Para entrarmos em contato, de fato, com um sistema distribuído, estudado, na teoria, em disciplinas anteriores, como Sistemas Distribuídos para Automação, utilizaremos o Sistema de tanques para estudo de controle de nível, vazão e temperatura (SETC-NVT).
Esse sistema foi montado de forma distribuída, sendo a comunicação entre seus elementos realizada via tecnologia de rede Foundation Fieldbus.
Objetivos
Essa prática visa à familiarização dos alunos com um sistema distribuído real e seus componentes, de forma a, na parte final da prática, serem capazes de projetar e implementar um projeto de controlador, a ser testado na montagem referente ao SETC-NVT, em uma das malhas existentes no mesmo.
Primeira aula
Na primeira aula, tivemos o contato inicial com o sistema e identificamos os elementos que o compõe, como os elementos sensores e atuadores e as interfaces entre o CLP, o computador e a rede FF, além de identificarmos, também, as malhas de controle, as variáveis manipuladas e as variáveis controladas.
Discutimos, também, as escolhas realizadas no momento em que a planta foi montada e o modo de operação dos sensores e atuadores.
Características do STEC-NVT
O sistema em questão é constituído de três tanques cilíndricos interligados, com as seguintes descrições:
Tanque Reservatório (TR): Possui alimentação de água fria oriunda da rede