empreendedorismo
Em primeiro lugar, não vamos fazer uma diferenciação estanque entre aulas teóricas e teórico-práticas. Embora as primeiras não estejam sujeitas a faltas e me tenham dito que muitos alunos não aparecem nestas aulas, gostava que fizesses um esforço para estares presentes. É nas aulas ditas teóricas que vamos contextualizar todas as problemáticas da UC e quem não as acompanhar fica sem uma parte importante da informação que dificilmente encontrará com a mesma facilidade na bibliografia específica.
A UC foi pensada de forma muito interativa e uma boa parte das atividades vão realizar-se em regime de aulas abertas e com a colaboração de convidados que nos trarão testemunhos vivos de atividades empreendedoras, empresas, programas de apoio ao empreendedorismo e outras matérias com interesse para o vosso futuro como possíveis empreendedores. No final, realizar-se-á uma visita à BIAL, a mais importante empresa farmacêutica de base nacional.
A avaliação basear-se-á num trabalho individual, a análise crítica de um livro a indicar (máximo uma página A4; mas não te deixes iludir, é muito mais difícil escrever pouco e dizer muito do que escrever muito e não dizer nada com relevância) e um trabalho de grupo sobre um projeto de empreendedorismo social ou de criação de uma empresa. Não te preocupes por não teres ainda a informação toda pois teremos tempo para explicar tudo e combinar os detalhes. Este trabalho será apresentado publicamente e avaliado por todos os alunos. A assiduidade também será considerada para efeitos da classificação final.
Em anexo remeto o programa e informação complementar. A bibliografia envio mais tarde. É possível que se registem alguns pequenos ajustes ao desenvolvimento das atividades previstas decorrentes da própria dinâmica gerada pelos trabalhos da UC.