empreendedorismo
1
Processo
Empreendedor
2
Processo empreendedor
3
Processo empreendedor
De maneira geral, podemos compreender o processo empreendedor a partir de quatro etapas
4
Processo empreendedor
• Identificar e avaliar a oportunidade
Esta etapa se constitui a mais difícil no processo empreendedor. Esta fase implica em identificar uma oportunidade e analisar a sua potencialidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto.
5
Processo empreendedor
• Desenvolver o plano de negócios
Talvez esta seja a etapa que dê mais trabalho. O plano de negócios é uma parte importante do processo empreendedor.
O plano de negócios é um documento que sintetiza toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas e crescer, dentre outros aspectos. Um negócio bem planejado terá mais oportunidades de sucesso do que um sem planejamento, na mesma igualdade de condições. É fundamental que o empreendedor saiba planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.
6
Processo empreendedor
• Determinar e captar os recursos necessários
O empreendedor deve utilizar a sua capacidade de planejamento e habilidade de negociação para relacionar no mercado as melhores alternativas de financiamento para seu negócio. Determinar os recursos necessários é consequência do que foi feito e como foi planejado o plano de negócios. A captação de recursos pode ser feita de várias formas e por meio de fontes distintas que vão desde recorrer a bancos, economias pessoais, até a familiares e amigos.
7
Processo empreendedor
• Gerenciar a empresa criada
Gerir a empresa pode parecer a parte mais fácil do processo empreendedor, pois já foi identificada a oportunidade, desenvolvido o plano de negócios e relacionada a fonte de financiamento. 8
Tecnologia em