empreendedorismo
Empreendedorismo
Professor: Renata Dalpiaz
Etapa 1
José Dornelas, diz sobre os erros do empreendedor iniciante, que é minimizar a importância do planejamento. Muitos acham que dinheiro e sorte bastam, mas é preciso que as pessoas se informem e se capacitem. Para ter sucesso e preciso ter muito conhecimento, um comportamento protagonista de liderança.
No site da SEBRAE estão todas as dicas, mas não cabe ao SEBRAE dizer o que você realmente será isso depende de você e de seus recursos, clientes, fornecedores entre outros.
Assim como o SEBRAE, a revista pequenas empresas, grandes negócios, também aponta outros caminhos para um microempreendedor iniciante.
Quanto mais informações de empreendedorismo melhor, não importa de onde sejam de universidades ou de pessoas bem sucedidas.
Aberto o negócio devemos tomar muito cuidado com tudo o que acontece, pois uma pessoa contamina a outra em relação de problemas.
Em uma pequena empresa é mais fácil o chefe ouvir os funcionários, reconhecer a todos, dando oportunidades para cada um devemos sempre pensar em inovação.
Para Donelas, o credito cresceu as oportunidades também, e o empreendedor terá problemas para se apoderar de todas as informações devemos ter muito.
Conhecimento para ser empreendedor e quando algo não der certo saber localizar o erro.
As oportunidades são os conhecimentos que podemos adquirir com cursos etc.
Os desafios é saber dirigir uma pequena empresa fazer com que ela cresça.
Etapa 3
Plano de negócios
Salão de beleza
Identificação do empreendimento
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Prestação de Serviços
Tipo de negócio: Salão de Beleza
Produtos produzidos: Serviços de tratamento de beleza e cuidados pessoais Valor do investimento inicial: R$ 30.000,00
Regime do trabalho
10 horas diárias
ÁREA
60 metros quadrados
Faturamento