empreendedorismo
Introdução
“Pobreza, doenças, fome, poluição, degradação ambiental, injustiça, desigualdade e analfabetismo este são todos parte da experiência humana, você não pode por um fim a eles.” E se isto não for verdade? E se nós pudéssemos por um fim a isto começando por apenas passar uma grande linha vermelha sobre esta afirmação acima? E se quando você visse um problema social conseguisse enxergar também soluções e pudesse fazer da atividade de solucionar este problema não apenas a sua Paixão, mas também o sua Atividade Profissional? Adivinhe?! Você pode! Existem pessoas que já estão dedicando suas carreiras a esta forma inovadora de enxergar o mercado consumidor, eles são os Empreendedores Sociais.
Em uma época de intensos avanços tecnológicos e científicos, 900 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico, ou seja, 39% da população mundial*. Mais de 1,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos morrem a cada ano por enfermidades que poderiam ser prevenidas*, 1,6 bilhões de pessoas não possuem eletricidade* e 5,4 bilhões não têm acesso à internet*. No mundo de hoje, 2,6 bilhões de pessoas vivem na pobreza com menos de dois dólares por dia*. Os sinais de desequilíbrio são visíveis e deixam claro que temos urgência na busca de novos caminhos. Para construir uma sociedade verdadeiramente desenvolvida, é necessário criar modelos capazes de beneficiar mais pessoas, garantindo a todas elas a oportunidade de ter acesso a uma vida digna e sustentável.
Neste curso vamos apreender sobre o universo do Empreendedorismo Social desde formulações de conceitos até suas raízes históricas, principais características, cases de sucesso e oportunidade e dificuldades que o mercado global e nacional apresenta a este tão novo ramo de atuação.
O Empreendedor Social
O tema empreendedorismo social é novo, mas na sua essência já existe a muito tempo. Alguns especialistas apontam até Luter King e Gandi