Empreendedorismo
Todos almejam o sucesso e a realização que os grandes empreendedores possuem, entretanto, é preciso investir arduamente no trabalho, lutar constantemente, ter foco, gostar do que se faz e possuir talento, é claro, embora seja possível adquiri-lo com o tempo.
O papel do empreendedor é identificar as oportunidades e não deixá-las escapar, dedicar o seu tempo e se esforçar para criar algo inédito, e transformar o inédito em negócio lucrativo, assumindo os riscos financeiros e recebendo as consequentes recompensas de satisfação econômica e pessoal.
O que diferencia o empreendedor é que ele não se limita ao uso do próprio talento, ele mobiliza recursos externos para alcançar os seus objetivos, valoriza a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, possui um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução das coisas ao seu redor, o empreendedor explora novos conhecimento e, principalmente, tem iniciativa e sempre dá o primeiro passo.
Um empreendedor de sucesso sempre tenta projetar o futuro, com perspectiva a médio e longo prazo sobre o impacto de sua ação; possui metas definidas, sabe onde está agora e aonde quer estar no futuro; conhece a importância de corrigir quando o resultado não foi o desejado; está diretamente envolvido com seus projetos; possui competência e autonomia; valoriza o cliente; reconhece o desempenho de seus colaboradores, além de só contratar os melhores profissionais para sua empresa; é organizado e determinado; tem fé e acredita no seu produto; possui, acima de tudo, responsabilidade social; é humilde e honesto; possui paciência e muita perseverança, além de ser otimista.
O empreendedor possui a arte de ver mais além, de enxergar o invisível e evoluir com erros. Eles sempre acreditam que o modelo atual pode ser melhorado, definitivamente, eles não apreciam situações de normalidade ou mediocridade, empreendedores gostam de estar em constantes mudanças, mas sempre para melhor.
Atualmente, o mercado