Empreendedorismo
Módulo: 2
Atividade: Unidade 5.2.1
Título: Qual das estratégias genéricas do modelo de Porter deve ser utilizada em um restaurante de pequeno porte.
Aluno: Rodrigo Martins de Camargo Neto
Disciplina: Adm. Empreendedora
Turma: T0043_0114
Introdução
Esta atividade tem por objetivo analisar qual das estratégias genéricas do modelo de Porter pode ser utilizado para se implantar em um restaurante de pequeno porte, localizado em um bairro onde se possui vários concorrentes de grande porte. Grande parte do sucesso ou do fracasso de uma empresa está associado ao mercado em que ela está inserida. Não é tarefa simples analisar mercados, mas algumas ferramentas como as Estratégias genéricas de Michel Porter podem ajudar a empresa a ter sucesso.
Estratégias genéricas de Porter Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégias genéricas liderança no custo total; diferenciação e enfoque. Segundo Porter (1980, 1985), as empresas que apresentariam melhor desempenho seriam aquelas que conseguissem aplicar uma, e apenas uma, das três estratégias genéricas, conforme escopo básico apresentado abaixo:
Estratégia de Liderança no Custo Total O ponto central da estratégia de liderança no custo total é a empresa fazer com que seu custo total seja menor do que o de seus concorrentes. O custo mais baixo funciona como mecanismo de defesa da empresa contra a rivalidade de seus concorrentes, especialmente no tocante à guerra de preços.
Estratégia de Diferenciação A estratégia de diferenciação pressupõe que a empresa ofereça, no âmbito de toda a indústria, um produto(1) que seja considerado único pelos clientes, ou seja, cujas características o distingam daqueles oferecidos pela concorrência.
Estratégia de Enfoque A estratégia de enfoque se baseia no fato de que a empresa será capaz de atender melhor ao seu alvo estratégico do que aqueles concorrentes que buscam