Empreendedorismo
É recorrente a história de professores de empreendedorismo que receberam testemunhos de alunos que, inicialmente, não vinham entendendo a razão da disciplina ter sido incluída na grade curricular e que depois, acabaram percebendo que se tratava de uma das mais importantes para sua formação profissional.
É através do estudo do empreendedorismo que se toma conhecimento de que a vida escolar não se resume a obter um diploma que possa garantir a colocação em algum emprego futuro.
Em primeiro lugar, o diploma não oferece esta garantia, mas sim a competência adquirida.
Em segundo lugar, emprego é palavra cada vez mais difícil de ser usada, como vimos anteriormente.
Finalmente, a garantia de colocação no mercado de trabalho depende de uma série de circunstâncias, de coincidências e de atitudes como competência profissional, capacidade de relacionamento e comprometimento individual.
Ao se estudar empreendedorismo, faz-se incursões interessantes em outras áreas do conhecimento humano como, comportamento pessoal e organizacional, recursos humanos, comunicação, ética, marketing, etc
Estudar empreendedorismo permite descobrir a diferença que existe entre empreendedor e empresário e aprender que nem todo empreendedor é empresário mas todo empresário, para ter sucesso, necessita ser empreendedor.
Para ter sucesso como empregado, toda pessoa precisa se tornar um empreendedor de maneira a transformar as dificuldades do caminho em possibilidades de promoções e crescimento pessoal sendo uma dessas maneiras , procurar se tornar indispensável dentro da estrutura organizacional em que esteja inserido.
Outra vantagem de se estudar empreendedorismo na escola é o de ter a oportunidade de conhecer o que vem a ser um Plano de Negócio e depois, na vida profissional, estar familiarizado, conscientizado e capacitado para sua preparação, elaboração e detalhamento.
Ao sair