Analise de Transitório de um Transformador Trifásico
Analise de Transitório de um Transformador Trifásico.
Professor: Teresa Cristina Bessa Nogueira Assunção
Aluno: Bruno de Paula O. Paiva
Matrícula: 110950010
São João Del Rei, 06 de Setembro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O transformador, representado esquematicamente na Figura 1.1, é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário
(saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantêm inalterados.
Figura 1 – Representação esquemática de um transformador.
O funcionamento dos transformadores é baseado no princípio da indução eletromagnética, descoberta pelo físico inglês Michael Faraday, em 1831:
“Quando a corrente de uma bobina varia, seu campo magnético induz uma força eletromotriz (f.e.m.) numa bobina vizinha.”
Quando nós fazemos o estudo do transitório de transformadores se deve levar em consideração basicamente dois parâmetros: a corrente transitória de magnetização (ou corrente de inrush) e a corrente de falta (ou corrente de curto-circuito). A corrente de inrush surgi no momento em que o transformador é acionado, ou seja, é a corrente de magnetização que aparece na partida do equipamento. Já a segunda corrente acontece na ocasião onde a existência de um curto-circuito na rede. Este tipo de corrente surgi quando o nosso transformador em regime permanente tem o seu secundário curto circuitado. O fato principal que nos leva a considerar este dois fenômenos está associado a grandiosa magnitude desta correntes, pois temos que a as mesma podem chegar a valores de 10 a 20 vezes o valor nominal.
Nesse presente trabalho nós iremos simular por meio do Simulink as características associadas para o surgimento dessas duas correntes. Adotando parâmetros reais de um transformador para o nosso modelo e as diversas situações possíveis para os valores