empreendedorismo
A definição de empreendedorismo tem sido objeto de muitas considerações, não havendo uma opinião comum entre os investigadores.
Alguns exemplos de definições:
Entrepreneurship is a process by which individuals – either on their own or inside organizations – pursue opportunities without regard to the resources they currently control (Stevenson, Roberts, and Grousbeck, 1989).
Entrepreneurial activity is the enterprising human action in pursuit of the generation of value, through the creation or expansion of economic activity, by identifying and exploiting new products, processes or markets (OCDE, 2007).
Entrepreneurship is the ability to amass the necessary resources to capitalize on new business opportunities (Kauffman Foundation, 1999).
Em termos gerais, as várias aceções da palavra estão relacionadas com o desenvolvimento de novas iniciativas, a assunção de riscos e a inovação.
Para nós, empreendedorismo é principalmente a atividade de começar um negócio, individualmente ou em conjunto com outros, e de o gerir nos primeiros tempos da sua existência.
O verdadeiro Líder vê nos problemas uma oportunidade de reverter determinada ação por ele praticada, transformando-a em resultados melhores e, consequentemente, na satisfação de todos. Para transformar os problemas em oportunidades mais vantajosas, o empresário deve, acima de tudo, procurar o apoio da sua equipa, sendo um bom recetor de ideias, mesmo que as sugestões que lhe são oferecidas defrontem com a sua opinião. Então caberá ao empresário ser firme e seguir a sua posição quando seguro de que está no caminho certo. A coragem é uma característica essencial ao empresário, pois ele tem que identificar o momento certo de tomar decisões. E mesmo que essas decisões estejam equivocadas, ele deverá ter a rapidez para corrigir o seu erro. Desta forma ele apreenderá com as suas atitudes e demonstrará à sua equipa como agir em determinadas situações. A tomada de decisão para