Gênero
Seu sexo depende basicamente de se você nasce com
genitais masculinos ou femininos e com um programa genético que te faz produzir hormônios masculinos ou femininos para estimular o desenvolvimento de seu sistema reprodutor.
Seu gênero é composto dos sentimentos, das atitudes e dos comportamentos geralmente associados a homens e mulheres.
Enquanto o sexo se refere a certas características
anatômicas e hormonais de um indivíduo, o gênero refere-se à expressão culturalmente apropriada de masculinidade e feminilidade. O sexo está, em grande parte, fundamentado na natureza, embora as pessoas possam trocar seu sexo cirurgicamente ou por meio de terapias hormonais. Em constraste com isso, não apenas as forças biológicas mas também as sociais influenciam o gênero. Os sociólogos estudam o modo como as condições sociais afetam a expressão da masculinidade e da feminilidade.
Diversos agentes de socialização orientam as pessoas a
desempenhar papéis de gênero culturalmente aprovados. A família, a escola e os meios de comunicação de massa são os principais. Uma vez que o sexo da criança seja conhecido (ou presumido), pais e professores tendem a tratar meninos e meninas de forma diferente no que se refere ao tipo de brincadeiras, vestimentas e aprendizagem. Os meios de comunicação de massa reforçam a aprendizagem dos papéis masculinos e femininos ao fazerem diferentes características parecerem atraentes em meninos e meninas, em homens e mulheres.
Engenheiro
Professor
infantil
Motorista de caminhão Médico
Cirurgião
HeM
Caixa de
Supermercado
M
Manicure
Taxista
H
Uma das principais forças que influenciam a expressão
de masculinidade e feminilidade refere-se ao nível de desigualdade existente entre homens e mulheres.
Existem menores diferenças entre papéis de gênero em locais onde prevalecem níveis mais baixos de desigualdade de gênero. Historicamente, altos níveis
de