Empreendedorismo
Muito se tem discutido a respeito do que é ser um empreendedor e muitas definições surgem para tentar interpretá-lo.
O termo empreendedor – do francês – entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
O empreendedor não é somente o fundador de uma empresa ou o construtor de um negócio. Ele é a energia que movimenta a economia de um país, o dinamizador de novas idéias e um farejador de oportunidades.
“O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal, assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente” (CHIAVENATO, 2008, p.03).
Buscando ser bem sucedido o empreendedor deve, além de criar seu próprio negócio, o que envolve muita emoção, paixão, impulso, inovação e intuição, saber geri-lo para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retorno de seu investimento. É preciso saber administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas ao seu negócio.
Na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades(CHIAVENATO, 2008, p.07).
De acordo com uma pesquisa do Sebrae (2005), algumas características contribuem para o sucesso pessoal do empreendedor:
Capacidade de assumir riscos calculados - uma combinação de ousadia, coragem, controle e determinação. Quando o empreendedor coloca em risco seu patrimônio acima de sua segurança como assalariado , ele está colocando seus ideais em primeiro lugar. É preciso saber administrar os riscos da atividade escolhida.
Identificar oportunidades - é estar atento a tudo que acontece à sua volta, é ter curiosidade e descobrir o que o seu cliente precisa.
Liderança - procura incentivar seus colaboradores e os mantêm motivados influenciando-os a executar as tarefas necessárias.
Metas e objetivos -