empreendedorismo
A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
2.1 Sinopse do Filme
Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho ¹.
Principais personagens:
Ryan Bingham (George Clooney): Executivo e palestrante. Sente-se feliz em viver sozinho. É individualista e sem apego as pessoas. Encara a vida sendo mais feliz quando não se tem obrigações e compromissos com as pessoas.
Nathalie Keener (Anna Kendrick): Profissional eficiente, convicta de suas intenções. Inovadora. Possui uma sensibilidade que ao longo da trama chega ao ápice quando uma mulher suicida-se ao ser demitida, ela pede demissão por não suportar aquela maneira de viver a vida e tratar as pessoas.
Alex Goran (Vera Formiga): Uma mulher com o mesmo estilo de vida de Ryan. É despojada e vive uma vida paralela, já que, na esfera profissional tem o mesmo desapego e individualismo que Ryan, mas surpreendentemente ela é casada e tem filhos, surpreendendo o público e a Ryan por fazer acreditar ao longo da trama que tinha tanto na vida profissional como na vida pessoal a mesma filosofia dele.
O filme “Amor sem escalas” é baseado no livro de Walter Kim e dirigido por Jason Reitman que costuma retratar em seus filmes assuntos que levam as pessoas a refletirem sobre questões inquietantes e complexas do mundo atual. Nele são apresentados aspectos atuais do trabalho e como ele