A logistica reversa
Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (BALLOU, 2006, p. 27).
Do ponto de vista logístico, o ciclo de vida de um produto não se encerra com a entrega ao cliente. Produtos que se tornam obsoletos, danificados ou não funcionam devem etornar ao ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados (GONÇALVES e MARINS, 2006).
A entidade Reciclanip é responsável por administrar o processo de coleta e destinação dos pneus usados, visando g arantir a captação dos pneus, por meio da participação de todos da cadeia de produção. Ela estrutura a coleta e a destinação dos pneus usados com a participação dos revendedores, do poder público e da sociedade em todo o país. Em 1999, a Associação Naciona l da Indústria de Pneumáticos
–
ANIP criou o programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis/usados. Em 2007, fez
6
parcerias com os principais fabricantes de pneus no Brasil para criação do Reciclanip.
Desde sua criação até o ano de 2007 com c ooperação dos fabricantes, das revendedoras, e das prefeituras, já foram coletados 700 mil toneladas de pneus usados nos ecopontos que estão espalhados por todo Brasil, ou seja, a entidade é considerada uma das principais iniciativas da indústria brasileir a que já deu destino correto a 180 milhões de pneus usados. (ANIP, 2007).
De