Empreendedorismo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Sorocaba
2013
Luiz Antonio Machado Filho RA: 430688-0
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Sorocaba
2013
“Apenas o sonhador que busca a realização do seu sonho é protagonista e autor da sua vida.”
(Fernando Dolabela)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....05
Teoria ....06
Teoria ....07 Teoria ....08
Prática ....09
Análise de Teoria e Prática ....10
Conclusão ....11
Bibliografia ....12
INTRODUÇÃO
No Brasil, o empreendedorismo se popularizou a partir da década de 90, o que contribuiu para a crescente participação desse tipo de empresa na economia do país.
Nos últimos cinco anos, em média, mais de 600 mil novos negócios, anualmente, foram registrados no Brasil, e os Microempreendedores Individuais, não computados naqueles números, já somam mais de 1,5 milhão de registros. Os números demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país – e crescendo.
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
TEORIA
A palavra "empreendedorismo" vem de entrepreneur, palavra francesa usada no século XII para designar aquele que incentivava brigas. O grande economista Schumpeter dizia que é o empreendedor que movimenta a sociedade e a inova.
Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. Não é necessário possuir os meios necessários à criação de sua empresa.
O empreendedor é