Empreendedorismo
PAULO ROBERTO PAIM
EMPREENDEDORISMO
Charqueadas
2009
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PAULO ROBERTO PAIM
EMPREENDEDORISMO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração pela Universidade Castelo Branco.
Orientador: Prof. Rodrigo Jurkfitz Faleiro
Charqueadas
2009
INTRODUÇÃO
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividade, seu universo de atuação.
O empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar aquele indivíduo que detém de forma especial, inovadora, de dedicar-se às atividades de organização, administração, execução e principalmente na geração de riquezas, na transformação de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços), gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado no cenário econômico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, é aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
Uma das definições mais aceitas nos dias de hoje é dada pelo