empreendedorismo
O primeiro metal surgiu quando pedras de minério de ferro foram usadas em fogueiras para aquecer as cavernas. Pelo efeito combinado do calor e da adição de carbono pela madeira carbonizada, o minério transformou-se em metal. A evolução ao longo dos séculos levou a sofisticação dos métodos de fabricação e combinações de elementos, resultando nos materiais de alto desempenho hoje disponíveis
Materiais para Ferramentas de Corte
Os materiais usados nas ferramentas de corte devem reunir uma série de características específicas, que os tornam adequados para a aplicação a que se destinam. É muito importante a escolha do material, pois opções incorrectas neste domínio trazem eventualmente prejuízos materiais e económicos, que devem ser rigorosamente evitados.
A tabela abaixo mostra a relação entre diversos materiais de ferramenta em relação à dureza no eixo vertical e tenacidade no eixo horizontal. Atualmente, o metal duro com e sem cobertura e o cermet com base TiC-TiN são os principais materiais para ferramentas no mercado, pois possuem o melhor equilíbrio entre dureza e tenacidade.
Existem diversos fatores a ser considerados para a correta seleção de ferramentas de corte, são eles:
Material a ser usinado – a composição química e as propriedades do material a ser usinado influenciam, entre outras coisas.
Processo de usinagem – alguns processos de usinagem são mais agressivos à ferramenta do que outros, expondo-a a desgastes mais elevados, choques (térmicos ou mecânicos), ou ainda a ação de fadiga. Condição da máquina operatriz – diversos fatores relacionados à máquina e suas condições de conservação e funcionamento demandam cuidado na escolha da ferramenta de corte. Custo do material da ferramenta – a relação custo-benefício é um item importante a ser considerado na indústria moderna.
Condições de usinagem – a condição imposta ao processo através de seus parâmetros é um fator importante a ser considerado na escolha de ferramenta.