Empreendedorismo
“Ao utilizarmos, neste texto, a expressão “taylorismo / fordismo” temos dois objetivos.O primeiro é demonstrar que há uma complementaridade entre as idéias de Taylor e as idéias de Ford. O segundo objetivo é demonstrar que mais do que uma forma de gestão do trabalho,de organização da produção, de organização de serviços, estamos tratando de uma forma de organização da sociedade.” (p. 02)
“O impacto deste modelo de gestão do trabalho e da produção foi tão grande que logo ele se tornou um paradigma para as demais indústrias[...]” (p. 02)
“O Taylorismo também conhecido como Teoria da Adminstração Científica ou Organização Científica do Trabalho, é um conjunto de princípios do trabalho criado elo norte-americano Frederick Taylor entre o final do século XIX e o início do século XX.” (p. 02)
“o dsafio era lidar com um conjunto de trabalhadores que se encontrava dividido em dois subconjuntos. Um subconjunto era composto por trabalhadores imigrantes[...]segundo subconjunto de trabalhadores com os quais Taylor precisava liar era composto por trabalhadores de ofício”(p. 03)
”No que diz respeito a produtividade, Taylor acreditava que quanto mais um trabalho específico pudesse ser fragmentado em artes simples, mais especializado se tornaria o operário.” (p. 04)
“A segunda característica fundamental do taylorismo[...]é o controle sobre os tempos e movimentos[...]”(p. 05)
“Durante a execução da tarefa, Taylor cronometrava o tempo gasto em cada fase. O trabalhador que realizava a tarefa em menor temo servia como padrão para a realização da tarefa por todos os demais trabalhadores.” (p. 05)
“Os estudos de movimento e tempo foram introduzidos mais facilmente em fábricas não sindicalizadas onde era possível induzir o trabalhador, individualmente, a aceitar os novos métodos.”(p. 05-06)
“Ford viabiliza as propostas de Taylor, contudo ao introduzir a linha de montagem com esteira rolante que determina o ritmo de trabalho dos