Empreendedorismo
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Adnélia D. N. Dos Santos RA 352243
Diego Oliveira da Cunha RA 351454
Eneida Á M M Cruz RA 353943
Livaldo B. Oliveira RA 380221
Lucimar G. De Freitas RA 349322
Mariziane A. C. Cabeleira RA 355459
ATPS- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Profª. Maria Cristiane Vinholi de Brito
Campo Verde-MT 2012
INTRODUÇÃO
No campo organizacional, hoje em dia, existem gerentes adotando práticas gerenciais totalmente inadequadas as reais necessidades e exigências do terceiro milênio. O campo organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos como percepção, atitudes, valores, diversidade, assedio moral, estruturas e processos de grupos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que transcenda as maiores expectativas. Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um continuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações.
Para tanto, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém