Fontes e disco rígido
O trabalho a seguir visa mostrar as características principais das fontes de alimentação do padrão AT e ATX, além de explicar suas diferenças básicas e ainda mostrar o porque uma delas já está obsoleta no mercado nos dias de hoje.
Também será mostrado sobre Discos Rígidos ou HD, como funcionam, para que servem e sua utilidade no dia a dia.
Fonte de Alimentação
A fonte de alimentação do computador é projetada para transformar as tensões comuns da rede elétrica em níveis compatíveis da CPU, além de filtrar ruídos e estabilizar os valores de tensão. A fonte de alimentação do microcomputador converte a tensão alternada AC220/110 nas tensões continuas (DC ou VDC) que alimentam as diversas placas e periféricos do computador.
Podemos encontrar dois tipos principais de fontes que são:
Fontes AT e ATX
Fontes AT
As fontes AT, são mais antigas, hoje já não mais utilizadas. Tinha um conector de 12 vias. Essas fontes tinham dois conectores que eram ligados na placa mãe. Esses conectores tinham de ser ligados lado a lado, e exigiam muita atenção do técnico, pois se ligados de forma errada, acarretava danos irreversíveis a todas as placas do computador.
Conector de fonte padrão AT na Placa Mãe
A imagem abaixo mostra as posições corretas de se ligar os conectores AT na placa mãe.
Note que os fios pretos sempre devem ser ligados voltados para dentro, um ao lado do outro.
Outra característica da fonte AT, é que essa não possuía o PS_ON (Power Supply On) uma característica das fontes ATX, e que fazem o desligamento do computador através de software. Por isso a fonte AT tinha que ser ligada também ao botão Power, ou botão de liga e desliga. Um interruptor frontal que é alimentado a toda hora por 115v. Existem quatro fios que devem ser ligados corretamente a esse interruptor, caso contrário ocasiona-se um curto-circuito, além do risco de ser eletrocutado, por isso o técnico deve sempre prestar muita atenção e somente mexer na fonte e interruptor com