Empreendedorismo
Primeiro passo consiga muitas informações sobre a pessoa, a empresa ou o produto que você vai negocial, visitar ou entrevistar. Quem tem mais informação tem maiores chances de tomar decisões corretas. Descubra o que a pessoa realmente precisa. Utilize sua maior arma numa negociação: a habilidade de perguntar e ouvir a resposta atentamente, você sempre conseguirá colher informações que lhe ajudará a tomar a decisão correta.
Quem fala menos ganha mais, pois nunca teremos que explicar o que não falamos. Ouça e repita o que a outra pessoa disse com as suas palavra para confirmar se você realmente entendeu. Quanto mais perguntas você fizer tem mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa. Nunca tome uma decisão importante quando estiver nervoso ou cansado e muito menos pareça desesperado numa negociação. Não deixe seu oponente notar fraqueza sua, ele não terá pena. “Ler” as necessidades do cliente e reúna toda a informação que o ajude a customizar a sua negociação, dando sinais claros de que o conhece e de que vai satisfazer as sua necessidades. Seja flexível construa confiança e favoreça um ambiente de concretização, aprenda a resistir à pressão e não se deixe envolver em climas de competição.
* Que habilidades são essenciais?
* Concentrar-se nas idéias. * Discutir as proposições * Proporcionar alternativas a outra parte. * Ter objetividade no equacionamento dos problemas. * Apresentar propostas concretas. * Saber falar e saber ouvir. * Colocar-se no lugar da outra parte. * Ter consciência de que se negocia o tempo todo. * Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas. * Separar os relacionamento pessoais dos interesses. * Evitar estruturar um relacionamento em função do acordo.
* Qual o papel do negociador neste processo?
O negociador deve ser