Empreendedorismo
A partir do momento que a pessoa decide ser um empreendedor, esta deve estar ciente de que irá encontrar pela frente grandes desafios e obstáculos antes de alcançar seus objetivos e sucessos.
A vocação é um ponto muito importante, pois a pessoa tem que ter habilidades próprias e gostar daquilo que está fazendo.
Ao escolher o ramo de atividade, o empreendedor deve fazer uma pesquisa de mercado, centrando no público alvo, que são os clientes; se tem fornecedores com custos acessíveis e com qualidade, prazo de entrega; concorrência e a localização do negócio.
O empreendedor deve também fazer cursos de gestão de negócios e cursos para suas atitudes comportamentais. Esses cursos podem ser feitos no Sebrae assim como orientações e consultoria.
É importante ter espírito de liderança para saber tratar seus empregados, cada um com sua função e também saber o que fazer quando um desses empregados ficar desmotivado, para que este não influencie os demais.
Depois do negócio aberto, os empresários devem sempre buscar inovações, novas oportunidades e estar preparado para o futuro, pois outros empreendedores concorrem num mesmo campo de mercado e se não conseguir superar a concorrência, o negócio fica instável, podendo vir à falência.
Portanto, ter um plano de negócios, uma visão ampla, um conhecimento geral, uma boa consultoria, ouvir experiências de empreendedores que obtiveram sucesso após superar muitos obstáculos, inovando sempre, com uma boa localização o negócio e o empreendedor obtém o sucesso esperado, gerando lucros e