Empreendedorismo
O programa Brasil empreendedor do governo federal , que foi dirigido a capacitação de mais de 6 milhões de empreendedores em todo o pais , destinando recursos financeiros a esses empreendedores , totalizando um investimento de 8 milhões .
Este programa vigorou de 1999 até 2002 e realizou mais de 5 milhões de operações de credito .
Ações voltadas á capacitação do empreendedor , como os programas EMPRETEC e jovem empreendedor do sebrae , que são lideres em procura por parte dos empreendedores e com ótima avaliação .
Os diversos cursos e programas sendo criado nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo.
É o caso de santa catarina , com o programa engenheiro empreendedor , que tinha como objetivo capacitar alunos de graduação em engenharia se todo pais . Destaca-se também o programa ensino universitário de empreendedorismo, da CNI (Confederação Nacional das Industrias) e IEL (Instituto Evaldo Lodi ) , de disfusão do empreendedorismo nas escolas de ensino superior do pais , presente em mais de duzentas instituições brasileiras, envolvendo mais de 1.000 professores em 22 estados do pais.Existem ainda programa específicos sendo criado por escolas de administração de empresas e de tecnologia para informação de empreendedores incluindo cursos de MBA (Master of Business Administration ) , e também cursos de curta e media duração .
Houve ainda um evento pontual que depois se dissipou, mas que também contribui para a disseminação do empreendedorismo. Trata-se explosão ao movimento de criação de empresas no pais nos anos 1999 e 2000 motivando o surgimento de varias entidades como o instituto E-cobra , de apoio aos empreendedores , como cursos , palestras e até prêmios aos melhores planos de negócios de empresas start-up de internet , desenvolvidos por jovens empreendedores.
Finalmente, mas não menos importante, o enorme crescimento ao movimento de incubadora de empresas no