Empreendedorismo
Apresentação
Este trabalho tem por objeto divulgar o Empreendedorismo e a contribuição de um técnico em administração como profissional com as habilidades necessárias para o desenvolvimento dos Micro Empreendedores Individuais, Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresa.
O empreendedorismo
A capacidade empreendedora de uma pessoa ou empresa é representada pela iniciativa de dados os recursos disponíveis da corporação e com base em uma avaliação do ambiente externo, ou seja, procurar a melhor combinação de recursos de modo que os objetivos da pessoa ou empresa sejam atingidos de forma eficaz.
A palavra empreendedor está relacionada com aquele que toma a iniciativa, assume riscos, organiza e coordena os recursos, traça e implementa a estratégia, enfim, muda o estado atual ao trazer inovações e novas oportunidades de negócios.
Um dos estudiosos mais proeminentes nesse tema foi o Economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), que popularizou o termo empreendedorismo. Este procurou estudar qual o elemento, na economia, responsável por produzir avanços e inovações, o que trouxe melhoria de produtividade e crescimento econômico. Segundo Schumpeter, o agente empreendedor age como um desestabilizador do equilíbrio econômico, desenvolvendo e aperfeiçoando a economia, até que um novo equilíbrio voltasse a se estabelecer.
Dada a importância ao empreendedorismo para o desenvolvimento econômico, os pesquisadores voltaram sua atenção para o indivíduo empreendedor. Foi na década de 1960 em que surgiu a primeira teoria que identificou as características desses indivíduos, características que seguem abaixo:
• Necessidade de realização;
• Local de controle: esses indivíduos entendem que estão no controle de suas vidas, e não são controlados pelo seu destino;
• Tolerância ao risco: os empreendedores que gostam de correr riscos moderados parecem obter melhores retornos sobre