Empreendedorismo
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
O Empreendedor não precisa ser necessariamente um empreendedor nato, ele pode sim aprender com o passar do tempo a ser um empreendedor se qualificando para isso.
Há vários tipos de empreendedor como:
Intuitivo: tenta projetar o futuro, com perspectiva ao médio e do longo prazo, imaginando o impacto dessa ação.
O planejador: situa-se onde está e para onde se deseja ir, com planejamento e tendo um processo de acompanhamento, adequando à realidade sempre que for necessário.
O perspicaz: diz que além da percepção é necessário conhecimento.
O objetivo: sabe qual o problema a ser resolvido.
O cobrador: tem certeza das informações, vê a importância de medir e corrigir quando o resultado não foi o decidido.
O mão-na–massa: envolve-se pessoal e diretamente, acredita em grupos para estudos multidisciplinares.
O meticuloso: junta opiniões de amigos, especialistas, funcionários, tentando se convencer da solução a encontrar.
O estrategista: decide cumprir sua estratégia de crescimento, tendo percepção do que resolver. Diagnostica o problema para encontrar a solução e sua resolução com eficácia.
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não vêem, que realiza antes, que sai da área do sonho e do desejo e parte para a ação.
A internet veio acrescentar ainda mais para os empreendedores, pois ajuda a ampliar e divulgar sua empresa. O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice.
A tendência natural é que cada vez mais será exigido das pessoas que sejam empreendedores em seus comércios ou na empresa que trabalham, pode ser um