Empreendedorismo e Sustentabilidade
EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo significa encontrar fatores de vantagem do mercado (como novas empresas ou produtos, agregar valor, saber identificar oportunidades) e transformar tais fatores em um diferencial estratégico inovador e criativo para qualquer nível onde ele possa ser aplicado (indivíduo, empresa ou sociedade).
Joseph Schumpeter (1950), o idealizador do conceito inicial, definia empreendedorismo como criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção novos mercados, novas formas de organização, e etc. O empreendedorismo se faz como objeto fundamental na sociedade, pois é através do empreendedorismo que as empresas buscam inovação e preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos (no caso do empreendedorismo “clássico”), já em relação ao empreendedorismo social, o objetivo está em encontrar soluções que melhoram a sociedade e não soluções lucrativas.
Segundo a Comissão Europeia, empreender
“é acima de tudo, uma atitude mental que e engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo para identificar uma oportunidade e para concretizá-la com o objetivo de produzir um novo valor ou um resultado econômico”.
A prática empreendedora tem mostrado à humanidade, mesmo que seja de modo inconsciência, a importância e a necessidade em agir para que tanto o meio ambiente, quanto as diversas classes sociais, não sejam prejudicadas com o processo e o avanço da tecnologia que vem surgindo,