Empreendedorismo Vs Empreendedorismo Social
Social: conceitos, definições e seu papel na sociedade moderna
Empreendedorismo
Sociedades empreendedoras devem gerar riqueza
para todos
Empreendedorismo implica inovação, ou seja, fazer algo novo e diferente que agregue valor
Empreendedorismo exige mais do que apenas conhecimento Empreendedorismo
Uma
das características marcantes dos empreendedores é sua capacidade de projetar e concretizar visões, ou seja, espaços a ocupar no mercado e o tipo de organização necessária para fazêlo
Empreendedorismo exige a capacidade de definir novas e diferentes configurações organizacionais
Empreendedorismo também implica em ação
Empreendedorismo
Social
Empreendedorismo Social
Qualquer pessoa – independente de sua formação profissional, classe social, idade e etnia – pode desenvolver a atitude empreendedora Características Principais a serem desenvolvidas:
Comunicação/ Relacionamento
Liderança/ Trabalho em Equipe
Motivação e Habilidade para Realização/ Geração de Valor
Inovação
Visão de Futuro Sistêmica
Responsabilidade e Atuação Social
Participação Política/ Cidadã
Empreendedorismo Social
• Direcionado para segmentos populacionais em situações de risco social ( exclusão social, pobreza, miséria, risco de vida).
• O processo empreendedor é semelhante: visão, planejamento e ação, porém partem de ideias e inovações na busca de soluções para os problemas sociais, buscando os recursos e desenvolvendo uma estratégia para viabilizar o projeto. • Seu principal agente é o empreendedor social, pessoas com liderança e capacidade de realização que catalisam seu tempo, energia e esforços para resolução de problemas sociais, da comunidade, do país.
Observamos que Empreendedorismo Social se trata, antes de tudo, de uma ação inovadora voltada para o campo social. É neste sentido um processo, que se inicia com a observação de uma determinada situação-problema local, em seguida procura-se elaborar uma alternativa para enfrentar está