Empreendedorismo no Setor Imobiliário
Este estudo de caso apresenta a experiência de dois empreendedores que relatam o processo de tomada de decisão em abandonar a carreira executiva para iniciar uma carreira empresarial. O trabalho se destaca tanto por apresentar o caso clássico de empreendedores em busca do sucesso empresarial, quanto por abordar a singularidade de profissionais que atuam em áreas fora de seu conhecimento técnico. Ainda, é necessário destacar a crescente importância do setor imobiliário no Brasil, característica dos países em fase de crescimento econômico.
Primeiras Ações Empreendedoras
Entre os anos de 2006 e 2007, Carlos e Roberto se desligaram de suas empresas e iniciaram um novo projeto em oportunidades para montar um negócio próprio. Carlos teve experiências profissionais nas áreas de controladoria e de gestão logística de armazenamento e distribuição. Com base nessas experiências, teve a ideia de montar uma empresa prestadora de serviços que faria o controle e a auditoria dos custos logísticos de empresas que terceirizaram a operação para provedores logísticos.
Para viabilizar este negócio, propôs parceira com um amigo que possuía forte experiencia no desenvolvimento de sistemas de cálculo de custos de transporte, como, por exemplo, o cálculo de frete, de taxas e impostos. Este sócio em potencial não aceitou a proposta temendo abandonar seus 15 anos de carreira em uma empresa multinacional americana. A segunda tentativa foi mais próspera, em parceria com um ex-executivo de uma multinacional abriram uma empresa que prestava serviços de logística à fornecedores da indústria automobilística. Os dois sócios sempre foram ótimos colegas, mas a informalidade do relacionamento entre colegas fez com que as relações profissionais não progredissem de maneira adequada, e o negócio não desse certo. Roberto, que deixou seu cargo de executivo quase um ano depois que Carlos, iniciou suas pesquisas em deferentes frentes. Ele estava atento a boas