999000876675

311 palavras 2 páginas
EXEMPLO DE PLANO DE AULA - MÚSICA - ENSINO FUNDAMENTAL II

PROPOSTA DE PLANO DE AULA

TEMA: PERCUSSÃO CORPORAL

SÉRIE: Oitava série - ensino fundamental

DADOS DA AULA: 4 aulas

JUSTIFICATIVA:

Este tema de aula busca o desenvolvimento dos sentidos para a música através do corpo, o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de relacionar a audição com as ações do corpo.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver no aluno a capacidade de relacionar sons com o próprio corpo e o senso rítmico. Integrar os alunos numa atividade coletiva que busca um sentido comum.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Desenvolver uma atividade criativa em que cada um, após fazer alguns exemplos, inventa o seu ritmo e o combina com o do vizinho.

METODOLOGIA:

1) Em primeiro lugar o desenvolvimento da percepção rítmica com simples exemplos contrastantes, primeiro cantados, depois tocados com as palmas.
2) Em segundo lugar, a exploração gradual e orientada do timbres diferentes produzidos por toques em diferentes regiões do corpo.
3) Desenvolvimento criativo de pequenos ritmos de cada aluno e consequente montagem de uma atividade coletiva sem espaço para improvisação.

DESENVOLVIMENTO:

Primeira aula: desenvolver propostas rítmicas simples como “dois contra um”, “três contra um”, “quatro contra um”. Procurar fazer isso de dois em dois e depois com o grupo inteiro.

Segunda aula: A partir de uma prática coletiva combinando dois ritmos com as palmas, começar a alterar os locais da percussão, produzindo timbres diferentes. Explorar o contraste entre mãos e pernas.

Terceira aula: Começar a combinar ritmos com timbres diferentes. Extrair exemplos como os dos Barbatuques.

Quarta aula: estimular a invenção através da ideia “Crie seu próprio pequeno ritmo”. Num segundo momento, fazer o aluno procurar combiná-lo com o de algum colega.

AVALIAÇÃO:

Avaliar se os alunos conseguiram produzir um trabalho em conjunto.

Relacionados