Empreendedorismo na Engenharia
Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia
Colegiado do Curso de Engenharia Civil
EMPREENDEDORISMOS E INOVAÇÃO NA ENGENHARIA
A inovação e o empreendedorismo são termos ainda novos para a economia brasileira, porém bastante conhecidos e aplicados em economias mais desenvolvidas como, por exemplo, a norte-americana onde o termo innovation and entrepreneurship é bastante difundido e aplicado. Para Beretron (1974), empreendedorismo é a habilidade de criar uma atividade empresarial crescente onde não exista nenhuma outra anteriormente, é a ação de ser empreendedor, de criar e perseguir oportunidades para satisfazer necessidades e desejos através da inovação e novos negócios.
Com a abertura econômica ocorrida no final do século passado a economia brasileira deu o primeiro passo nesse jogo, deixando um pouco de lado o modelo fordista e taylorista e focando na qualidade, produtividade e melhoramento dos processos. Nesse novo momento da economia brasileira e mundial fazem-se necessários engenheiros com um novo pensamento, não somente um detentor de todo conhecimento técnicos requerentes à sua área, mas um profissional com habilidades extras, um profissional com uma visão empreendedora capaz de realizar inovações importantes.
Fazendo um comparativo mais profundo entre um funcionário de uma empresa nos moldes fordista e outra na qual a visão é nos moldes da Revolução Tecnológica vemos que o profissional empregado nessa última tem uma área de trabalho e uma perspectiva de crescimento bem maior do que o da primeira, pois suas tarefas foram substituídas por funções e nelas faz-se necessário um maior leque de conhecimentos porque eles trabalham com tomadas de decisões e não somente com reprodução de movimentos e ações.
A inovação é um processo complexo que exige grande interação social, estoque de conhecimento acumulado, gestão específica e injeção de capital. Ela é resultado de numerosas interações cruzadas entre ciência,