Empreendedorismo Coletivo
Marielle Julio da Cunha nº 29
GUARULHOS
NOVEMBRO , 2014
Marielle Julio da Cunha n° 29
CAPITAL DE RISCO
Trabalho sobre o Capital de Risco, apresentado a matéria de Gestão empreendedora e inovação, do curso técnico de Administração, 2ºv noturno.
Centro Paula Souza
Guarulhos , Novembro, 2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2- CONCEITO p. 9
3- HISTÓRIA DO CAPITAL DE RISCO p.6
4- FRAQUEZAS p.7
5- OPORTUNIDADES p. 8
6-AMEAÇAS p.9
7-BIBLIOGRAFIA p.10
.
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é mostrar a importância de um capital de risco para aqueles que desejam ter seu próprio negócio, deixando claro também o conceito de tal, expondo suas vantagens e desvantagens e por fim, mostrando lhe as melhores fases onde o capital de risco lhe será útil.
CONCEITO Forma de financiamento da atividade empresarial, através de capitais próprios, com um horizonte de médio e longo prazo, mediante a entrada de um sócio, normalmente minoritário, mas empenhado no sucesso da empresa que, por isso acompanhará de forma ativa, com tendência para o apoio a empresas sem acesso ao mercado de capitais, com relevo para as empresas de pequeno e médio porte.
Ao tornar-se sócia ou acionista da empresa, a Sociedade de capital de risco passa a participar da sua gestão e na partilha do próprio negócio.
Ao contrário de outras fontes de financiamento como o endividamento de médio e longo prazo, o capital de risco não representa uma dívida da empresa perante terceiros pelo que não existe a obrigação de pagamento de juros e reembolsos de capital em datas pré-determinadas e independentemente da evolução dos negócios e dos resultados. No capital de risco as SCR (Sociedade de Capital de Risco),