empreendedor
Antes de investir em um novo mercado, também é preciso avaliar se ele não está saturado. Segundo especialistas, todos os negócios que envolvam a internet oferecem oportunidade. Já a área de escolas de idiomas e de informática não é mais atrativa para investir.
"Dentro do público atendido pelas grandes companhias pode haver, por exemplo, uma fatia que não é tão interessante para elas e, por isso, é pouco explorada. Mas é preciso avaliar se outra empresa já não viu isso e começou a investir antes de você", explica Ana Vecchi, sócia da consultoria Vecchi Ancona.
Segundo Vecchi, ao identificar as necessidades de um grupo, o empreendedor pode criar a oportunidade que queria para entrar nesse mercado.
É o caso dos empresários Silvio Ferreira de Souza e Joshua Kempf. Os dois abriram empresas depois de notarem nichos de mercado esquecidos pelas maiores empresas dos setores em que atuam.
Antes de se arriscar em terra de gigantes, no entanto, o empreendedor precisa entender o mercado no qual pretende entrar e quais necessidades do seu público-alvo não são atendidas, diz Vecchi.
"Se os clientes fazem parte de uma classe social que não é a do empresário, por exemplo, ele tem de entrar no universo deles, saber como se comunicam e do que eles gostam", declara.
Veja 5 dicas para entrar no mercado dos grandes
1 Evite "bater de frente"
As grandes empresas têm mais espaço na mídia, maior poder de barganha com fornecedores e maior alcance. Disputar o mesmo cliente é um "tiro no pé" 2 Explore nichos menores
Um grupo de clientes que é pequeno demais para os grandes e, por isso, pouco explorado, pode virar um mercado lucrativo 3 Estude o público-alvo
Se os clientes fazem parte