Empreemdedorismo
Um empreendedor de sucesso protagonista de uma historia de êxitos porem triste, e que ainda parece reservada a pequenos empreendedores num país dominado pelo rolo compressor dos grandes conglomerados econômicos e de interesses políticos indiferentes a possibilidade de desenvolvimento em todos os ramos de atividade de tecnologias independentes sobre tudo as nacionais.
Texto adaptado Folha de São Paulo / Alunos gestão em Marketing - Faculdade Anhanguera
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel
Engenheiro formado pela escola Politécnica da USP foi o pioneiro na Indústria automotiva brasileira.
Contra a expectativa de muitos grupos políticos e empresariais do setor desbravou por mais de 25 anos uma industria automotiva 100% nacional.
Por este período produziu mais de 40 mil veículos realizando seu sonho de criar, montar, empregar, distribuir inclusive para o Oriente e América Latina.
Enfim, Amaral Gurgel apaixonado pelo seu projeto, revolucionou!
Na Faculdade ao apresentar seu projeto de conclusão de curso “um carro chamado Tião” seus amigos de classe riram e o professor ironizou dizendo: - João aprenda uma coisa, no Brasil automóvel não se fabrica, se compra!
Não intimidado, em 1969 fundou a GURGEL MOTORES no bairro da Saúde em São Paulo onde produziu os primeiros carros.
Utilitários, Mini, Jeeps eram construídos a partir de fibra de vidro super resistente desenvolvida pelo próprio Sr. Gurgel.
A qualidade dos veículos chamou a atenção do Exercito brasileiro para quem passou a fornecer automóveis do modelo “Xavante” então a Gurgel veículos passou a ganhar visibilidade, também porque seus carros faziam até 25 Kilometros com apenas um litro de gasolina. E em 74 já havia testado um modelo de carro elétrico (assunto tão discutido hoje por grandes marcas como a Mercedes, por exemplo) A proposta na vã guarda, e a independência de Amaral Gurgel