Empreededorismo
1.2 Segundo Dornelas, um dos pontos mais importantes no empreendedorismo no Brasil é o planejamento e que é preciso que as pessoas se informem e se capacitem antes da abertura de qualquer empresa ou negócio e ter afinidade do interessado com o assunto. É importante também e fundamental que se tenha atitude, que tenha domínio sobre técnicas de gestão, conduta, comportamento protagonista de liderança para ter sucesso no empreendedorismo.
Também é necessário ter vocação para atuar no ramo escolhido, verificar se é favorável, pesquisar o interesse do cliente na procura do produto, se tem fornecedor na região para atender os clientes com boas condições de preço, prazo e qualidade na entrega, além da questão financeira com recursos necessários para programar um empreendedorismo.
Para quem quer abrir seu próprio negócio a dica é procurar consultoria junto às empresas-Junior, que funcionam as faculdades, os custos é bem baixo e com a consultoria de mercado os resultados são bastante positivos, onde contam as próprias histórias como experiência para que os outros encurtem o caminho.
Após a abertura da empresa, o foco tem que ser na inovação. Ter visão de abrangência além do país em termos de atuação, não pensar em internacionalização, está preparado para enfrentar a concorrência com empreendedores de outros países, outros negócios.
O empreendedor tem que esta informado referente a oportunidade de créditos disponíveis a ele e fontes de recursos, centro de pesquisas universitárias onde há contrato mais próximo com empreendedores brasileiros. Sempre buscando novos mercados, conhecimentos e gerenciamentos com muita inovação.