Empreededorismo
Pág. 41
1.4.4. Expressividade
“A língua falada possuí recursos expressivos específicos, acentuação, entonação, pausas, fluência..
A acentuação é o recurso que põe em relevo uma sílaba ou um grupo de sílabas. Juntamente com as pausas – intervalos que recortam a fluidez do discurso – ela determina a compreensão da mensagem, na medida em que recorta em grupos de sons indentificáveis. Uma mensagem mal recortada é incompreensível. Veja-se o exemplo a seguir, em que se sublinharam as sílabas acentuadas.
Exemplo: “ Você já me mostrou o livro” pode recortar-se da seguinte maneira: [você/já/me mostrou /o livro]. Observe que a cada divisão corresponde uma sílaba acenturada. Recortada assim: [vo/cê já me/mos/trou o li/vro], torna-se incompreensível.
Por outro lado, tanto a acentuação quanto a pausa, contribuem para dar relevo expressivo a certos aspectos da mensagem (uma palavra, uma sílaba), de modo a traduzir uma emoção ou o desejo de salientar um ponto importante. E, por fim, a a entonação, que é a melodia da frase, impõe com sua curva ascendente ou descendente nuances ou sentidos especiais à mensagem.”
__________________________________________________
A relação desse trecho do livro “Usos de Linguagem” de Francis Vanoye é justificar toda a linguagem usada pela atriz principal ao transformar seu sotaque em meio carioca, meio paulista. A entonação de cada personagem para transmitir seu sentimento, seu propósito, até mesmo quando os atores cantam, é transmitido através da linguagem a entonação da palavra e das sílabas para que todo o sentido do curta fosse transmitido.
Livro: A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual –Ángel Rodríguez – Editora Senac São Paulo – 2006
Págs 48 e 51
O sentido de aplicar a acústica à linguagem audiovisual
“A realização de estudos prévios sobre as formas visuais para produzir filmes de