Empreededorismo
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
Economia
Prof.ª M.a Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tatiane Wrasse – RA: 368758
Karen Luana Schmengler – RA: 382904
Lourdes Prevedello Sarzi – RA: 363630
Carlos Eduardo Ferrari - RA: 369010
Faxinal do Soturno
2012
Introdução
Entende-se por economia a ciência social que estuda como a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas.
Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo referente aos fundamentos da economia, considerando seus conceitos e estudo da ciência econômica ao analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los em nosso cotidiano.
ARROZ
O arroz constitui um dos cereais básicos da dieta humana, representando aproximadamente 20% da ingestão mundial de energia e 15% do aporte de proteína. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico, tanto no aspecto econômico quanto social. Atualmente, o consumo está estagnado, apenas acompanhando o crescimento populacional.
O arroz branco, que passa por um processo padrão de beneficiamento para a retirada da casca e polimento, ainda é o principal produto consumido pela população, relativamente à produção do cereal no Brasil. O arroz integral é o menos consumido pela população brasileira devido seu alto preço relativo.
A situação financeira da população do estudo foi que a maioria possui renda entre 2 e 4 salários mínimos (43%), enquanto que 7% ganham menos de 2 salários mínimos, 30% entre 5 e 10 e em torno de 10% ganham mais de 10 salários mínimos.
Na questão sobre a freqüência de consumo entre os processos de beneficiamento de arroz, o branco é ingerido todos os dias por cerca da metade dos consumidores entrevistados (54%), seguido por