Empreededorismo
É a capacidade individual de empreender, ou seja, a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções para problemas econômicos ou sociais e pessoais.
O processo de iniciar e gerir empreendimentos, isto é, o conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e praticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações.
O movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor um movimento social para a criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e instituições de diferentes tipos.
Características básicas de um empreendedor
Iniciativa, auto confiança, aceitação do risco, sem temor do fracasso e da rejeição, decisão e responsabilidade, energia, auto motivação e entusiasmo, controle, otimismo, persistência, voltado para a equipe.
Os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervem no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar alem das dificuldades, com foco no melhor resultado.
Empreendedorismo e comunicação
O empreendedor comunicativo é capaz de estabelecer ampla rede de relacionamentos profissionais e de articulação de novos negócios. Sua competência em saber dialogar, expressar opiniões e idéias, e estabelecer relacionamentos favorece a superação de conflitos, a busca de entendimentos em processos de negociação e a capacidade de integrar pessoas e equipes em torno de metas e objetivos comuns. Podemos enumerar algumas das competências, ligadas à comunicação, dos empreendedores de sucesso:
- Sabem analisar os principais conceitos e definições do processo de comunicação humana e empresarial.
- Desenvolvem estilo próprio e assertivo de convencimento dos seus interlocutores.
- Dominam os princípios e técnicas da comunicação como instrumento estratégico para iniciativas inovadoras.
- Buscam