Empreededorismo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância do empreendedorismo para as organizações empresariais por meio de uma vasta pesquisa bibliográfica levando os principais autores da área que vieram a colaborar para a necessidade de realizar atividades inerentes ao tema. Podemos constar que o empreendedorismo não é visto como ciência, e sim como estratégia de gestão. E o empreendedor é o estrategista e sujeito da gestão empreendedora. Ele é responsável pelas transformações ocorridas dentro e fora das empresas devido a uma série de características comportamentais que o diferenciam de outros profissionais como o administrador. Diante de uma era marcada por profundas transformações no mercado, ocasionada pela globalização da economia. A figura empreendedora disposta como uma alternativa interessante para fazer jus às novas necessidades das empresas. Portanto, dispor de um profissional com perfil empreendedor e que consegue oferecer respostas mais efetivas dentro das organizações empresariais é tido como um diferencial competitivo importante.
Uma vez que as turbulências vivenciadas no dia a dia da empresa exigem cada vez mais pessoas empreendedoras.
Introdução
O trabalho apresenta critérios para identificar as características atribuídas a um empreendedor e o administrador. Entre várias definições de autores, identificamos as que mais se aproximam, sobre o ponto de vista da diferença entre o administrador e um empreendedor.
Administrar é uma arte e empreender é transmitir ideias em oportinudades. Essas colocações são muito simplórias para qualificar dois profissionais importantíssimos, no processo das organizações e dos negócios, cada um tem seu papel, seu valor próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet, nos livros apresentando um novo termo para os