Trabalho
Uma pesquisa realizada pela revista EXAME questiona: como é a ética no seu trabalho? Respondido por 747 internautas, verificou-se que os leitores desconfiam da alta direção e que ainda há um bom caminho pela frente a ser percorridas pelas empresas. Apenas 28,7% consideram a direção bastante ou extremamente ética.
JACOMINO afirma que “a maioria das pessoas age com honestidade porque quer dormir com a consciência tranquila – ou então porque tem medo das consequências que podem resultar em atos ilegais ou contrario a ética” Mas apenas a honestidade das pessoas não é suficiente para, pois as empresas que desejam permanecer no mercado têm de implantar um programa de ética e monitorar o seu cumprimento.
De acordo com Arruda, Maria Cecilia Coutinho, “o código de ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa”. Serve para orientar as ações dos colaboradores e a postura da empresa frente aos diferentes públicos com que se envolve. Seu conteúdo deve refletir a atitude das pessoas e deve encontrar apoio em seus lideres que assim como qualquer colaborador deve ter responsabilidade de vivencia-lo.Arruda ainda afirma: “A empresa ética tende à sobrevivência com sucesso, pois garante a satisfação de todos os stakeholders¹, isto é, de todos os públicos que, de alguma forma se relacionam com a organização: desde os acionistas e empregados, até os clientes, fornecedores, concorrentes, agentes do governo, cidadãos em geral.”.
Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários (Arruda). A implantação de um código de ética deve criar uma sensibilização de todos os interessados, seu conteúdo é formado