empredodorismo
1.1. O que é planejamento.
O planejamento é a primeira ação que a equipe administrativa elabora para o perfeito funcionamento de uma organização. Dele dependem todas as decisões que serão tomadas pela equipe para que a empresa atinja todos os objetivos da melhor forma possível. Não se trata de uma visão futura apenas, mas sim de lidar no presente com ações, “prevendo” qualquer problema que possa vir a acontecer e já tendo uma solução para esta. Em uma organização são apresentados três tipos de planejamentos: os planejamentos estratégicos, os planejamentos táticos e os planejamentos operacionais. Eles são interligados e interagem entre si.
1.2. O Planejamento estratégico.
Este planejamento é elaborado pelos dirigentes da empresa (pela alta gerência) e abrange toda a sua estrutura.
Suas principais características são:
• È projetado em longo prazo;
• Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa;
• Envolve a empresa como um todo.
Este tipo de planejamento trabalha com o efeito sinergístico (causa) e holístico (consequência) dos atos. O planejamento estratégico exige sete etapas:
1. Determinação dos objetivos. A pretensão da empresa. Está diretamente ligada aos administradores e aos lucros da entidade.
2. Análise ambiental externa. Envolve fatores que de alguma forma influenciam no funcionamento da empresa como: a tecnologia, a economia, os clientes, a concorrência, etc.
3. Análise organizacional interna. È a criação e distribuição dos recursos disponíveis para que a empresa possa operar.
4. Formulação de alternativas. Nesse estágio já foi definido a missão e a visão da empresa, assim criam-se alternativas para o crescimento e até mesmo mudanças se algo sair errado.
5. Elaboração do planejamento. Aqui é necessária a interação dos outros setores da organização, o tático e o operacional, tendo em vista que é preciso saber o que há na empresa.
6. Implementação e execução. È a fase que diz respeito