Emprededorismo
Etapa 1
Passo 3
O texto Empreendedorismo no Brasil as dicas para os iniciantes e para quem quer ainda
Mais o Professor Jose Dornelas afirma que um dos erros mais comum do Empreendedor iniciante não dar a devida importância ao planejamento.
Muitos acreditam que é necessário apenas dinheiro e sorte, segundo Enio Pinto Gerente de atendimento do - SEBRAE (Serviço de apoio às Micros e Pequenas Empresas) é importante a busca de informação e capacitação.
No Brasil 22% pequenas empresas fecham nos primeiros dois anos, e em Países mais desenvolvidos essa taxa cai para 15%.
O SEBRAE é uma referencia no assunto e oferece cursos técnicos para gestão de negócios e para estudos de viabilidade econômica . Enio Pinto ressalta que existem cursos voltados para a atitude dos Empreendedores.
Além de dominar a técnica de gestão é fundamental uma postura de liderança para ser bem sucedido no empreendimento.
Enio Pinto aponta que a afinidade com o negocio também é importante.
O SEBRAE não indica qual ramo de atividade que a Pessoa deverá atuar.
O critério que deve ser usados para escolha de um empreendimento è afinidade, mercado favorável, Cliente, Fornecedor, concorrência e capital para investir.
Aberto o negócio é preciso administrar as relações de trabalho administrar possíveis conflitos para não comprometer o resultado do trabalho.
Professor Jose Dornelas reforça a necessidade da inovação, a maioria não vê a inovação como diferencial , pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos Empresários não pensam em inovação.
Os motivos mais comuns para pequenas Empresas fecharem as portas nos primeiros dois anos são falhas gerenciais, local inadequado e falta de conhecimento ao mercado e a conjuntura econômica.
Fonte de pesquisa: