Resumo do livro manifesto do partido comunista
Este livro serviu como base para importantes revoluções socialistas, propondo a união dos trabalhadores, em toda parte do mundo, em torno de um ideal de igualdade, contra a opressão e por uma vida plena.
Para Marx e Engels a sociedade capitalista divide-se em classes: de um lado proprietários, latifundiários e burgueses, que detém os meios de produção; do outro lado os trabalhadores e camponeses, que só possuem capacidade de trabalho para vender em troca de salário. Este segundo grupo é explorado pelo primeiro. Para Marx e Engels há uma luta entre os dois pólos da sociedade, uma luta de classes, o conflito ea luta de classes são inevitáveis nas sociedades capitalistas, porque os interesses de trabalhadores e dos capitalistas que são donos dos meios de produção são totalmente diferentes. A mudança das regras das sociedades capitalistas, segundo Marx, deveria partir dos operários das fábricas, que organizados fariam uma revolução socialista, a luta entre as classes de trabalhadores contra proprietários definiria as transformações que deveriam ocorrer.
Quando as desigualdades sociais fossem suprimidas e a riqueza nacional, produzida coletivamente, fosse capaz de garantir condições dignas de vida a toda população,