Empirismo AV1
Docente Lucio
Metodologia da Pesquisa
Semestre 4
Hélcio Lanzoni
Data
4°
2013
Atividade Avaliativa 1
Esta atividade é avaliativa! Responda as questões e entregue ao seu tutor local para correção. Prazo para entrega: 08/11/2013.
A pesquisa é um requisito básico para todos os professores.
Para responder as perguntas abaixo, você terá que pesquisar em outras fontes, como Internet, anotações de aulas, livros, etc.
Answer the questions below.
O empirismo é uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através da experiência. Essa teoria muito desagrada os adeptos da teoria inatista que afirma termos em nossa mente desde o período extra-uterino princípios racionais e idéias verdadeiras. O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independentemente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.
John Locke (foto) é considerado o principal figurante do empirismo. Com sua corrente, denominada Tabula Rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que através de tentativas e erros aprendem e conquistam experiência. Sua corrente também originou o behaviorismo que busca o entendimento dos processos mentais internos do homem.
Outros filósofos estão associados ao empirismo como: Aristóteles, Tomás de Aquino,
Francis Bacon, Thomas Hobbes, George Berkeley, David Hume e Hohn Stuart Mill.
Destes, Francis Bacon e Thomas Hobbes conseguiram influenciar uma geração