Emissoes Atmosfericas Aula 1 1 IRENE
“ O ar é tão importante ao homem, assim como a água é para o peixe.”
Mauricy Kawano
Média de sobrevivência do homem em relação a falta de:
Média de sobrevivência Alimento
Água
ÁR
5 Semanas
5 Dias
5 Minutos
A atmosfera é uma fina camada que envolve alguns planetas, composta basicamente por gases e poeira, retidos pela ação da força da gravidade. Podemos definirla como sendo uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre os gases atmosféricos. A transição da atmosfera primitiva redutora, sem oxigênio, para uma atmosfera oxidante que sustente a vida para grandes organismos foi, inquestionavelmente, o estágio mais importante da evolução da atmosfera terrestre.
O nosso planeta possui vida, e é ela que trabalha na manutenção diária da nossa atmosfera. Quando comparamos a concentração dos gases da nossa atmosfera com a do planeta Marte encontramos valores completamente diferentes. Mas quando comparamos com a atmosfera da Terra antes dela possuir vida, é incrível! Nosso planeta possuía atmosfera muito similar à do planeta Marte de hoje.
A nossa vida depende da atmosfera e a composição da atmosfera depende da vida.
O Nitrogênio
(N2) é muito importante para a alimentação dos seres vivos, pois alguns tipos de bactérias que habitam raízes de plantas leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha) absorvem-no.
Em troca, elas produzem nitratos e sais hidrogenados, elementos de vital importância para essas plantas que, por sua vez, podem servir de alimentos para vários animais e também para o homem.
O Oxigênio (O2) é o elemento mais importante para a manutenção da vida do homem e dos animais que habitam a Terra. Através da respiração, os seres vivos absorvem o oxigênio, que atua na produção de energia para o organismo.
O Gás Carbônico