Emergência radiológica
A empresa LNL de Proteção Radiológica LTDA, foi acionada às 13:00h do dia 02/05/2013, em função de um suposto atentado terrorista em uma estádio poliesportivo durante um evento internacional. Na chamada, foi informado que existiam dois pacotes suspeitos no vestiário dos atletas de uma das equipes. Este vestiário possui cerca de 10x10m de dimensão, onde os pacotes se encontram no final do mesmo em cada canto.
VESTIÁRIO
Porta do vestiário
❶ ❷
Pacote 1 = 0,7mSv/h Pacote 2= 0,5mSv/h
Foi solicitado á nossa empresa que devolvéssemos a área em condições normais para as atividades desportivas, foi informado que no pacote da esquerda a taxa de dose medida foi de 0,7mSv/h , e no da direita 0,5 mSv/h, ambos a 1 metro de distância. A equipe de emergência radiológica chegou ao estádio às 13:30h , foram selecionados dois IOE’s para cada equipe, esses estavam com seus EPI’s (roupas especiais de proteção nível C) , completos e foram levados os seus EPI’s reservas para cada IOE.
Equipe Percurssora
• Faz a avaliação do lugar e isola a área;
• Faz o levantamento radiométrico inicial e faz a medição do background (radiação natural do ambiente) que foi de 1mSv;
• A equipe identificou que havia realmente presença de fonte radioativa, ao se aproximar com o detector o nível de radiação aumentou e foi delimitada a área livre e controlada.
Controle Ocupacional
• Essa equipe fica posicionada no limite entre a área controlada e livre, que é a porta do vestiário;
• É colocado um plástico preso ao chão na direção na porta, uma parte fica na área livre e a outra na controlada, para deixar qualquer resquício de contaminação na saída do IOE da sala;
• Essa equipe vai dar todas as coordenadas do processo e determinará o limite de dose de radiação para cada IOE, e o tempo que esse indivíduo vai ficar exposto nas atividades de ação de resposta;